Os projetos complementares são detalhamentos construtivos criados através no projeto arquitetônico. Tem a função de impedir que as características da obra sejam definidas aleatoriamente, durante o processo construtivo, por pessoas não qualificadas. Além do fator estético, os projetos complementares direcionam as condições de habitação, acesso, conforto, eficiência , racionalização de custos e organização de prazos.

PROJETO ESTRUTURAL

É o dimensionamento dos elementos estruturais que vão sustentar as edificações. Compreende a racionalização das peças e componentes da estrutura, especificação dos tipos e características dos materiais a empregar, além de um estudo prévio do tipo de fundação mais indicado para o tipo de terreno. Relaciona-se diretamente com a segurança, economia e durabilidades das construções.

Risco de ausência: rachaduras, corrosão de armaduras, esfarelamento do concreto, desabamento de lajes, colapso total da estrutura.

PROJETO ELÉTRICO

Apresenta a disposição dos pontos de utilização da energia elétrica, comandos, trajeto dos condutores, divisão em circuitos, seção dos condutores, carga de cada circuito, carga total, entre outros. Relevante para usabilidade, segurança, economia do empreendimento.

Riscos de ausência: mal posicionamento, choques, queda de disjuntor, oscilações na luz, riscos de incêndios.

PROJETO HIDROSSANITÁRIO

Compreende os sistemas de distribuição de água e recolhimento dos esgotos, através do dimensionamentos dos elementos necessários para o seu funcionamento, bem como as especificações dos procedimentos e materiais utilizados.

Risco de ausência: falta de tubulação de aviso, tubulações que formam situações de sifões, reservatórios de água com superdimensionamento (excesso de peso nas estruturas), ou reservatórios subestimados (volume de água insuficiente). Infiltração do sumidouro, curvas em 90º nas tubulações de esgoto, problemas com odores, problemas de espuma nos ralos da área de serviço.

PROJETO PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO

Dependendo da complexidade e utilização, um imóvel precisa apresentar requisitos mínimos para a prevenção e segurança contra incêndio e pânico. Esses requisitos são previstos em um Projeto de Prevenção Contra Incêndio ou Projeto Preventivo Contra Incêndio (PPCI),  desenvolvidos com base nas Instruções Normativas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, contendo alguns requisitos como: formulários com requerimentos, laudos, documentos comprobatórios, taxas e plantas.

Risco de ausência: Risco de  vida dos ocupantes das edificações e áreas de risco, em caso de incêndio; Aumentar a propagação do incêndio; Falta de meios de controle de incêndios.

Outros Projetos

Além dos projetos complementarem tradicionais e de maior relevância, existem uma variedade de outras possibilidades de projetos complementares que facilitam e evitam transtornos nas futuras instalações no empreendimento:

– Segurança: Centrais, alarmes, câmeras, sensores, cerca elétrica.
– Climatização: Ar condicionado, aquecedores, calefação, pisos aquecidos.
– Telefonia e Lógica: Terminais, telefone, interfone, internet, TV a cabo, PABX.
– Luminotécnica: Iluminação especial, quantidade e potência, distribuição.
– Automação: Controle de equipamentos, temperatura ambiente, entretenimento, etc.

Todo serviço por nós prestado, são entregues com  ART – Anotação de Responsabilidade Técnica – de acordo com a Lei nº 6.496/77. Para o cliente, a ART serve como um instrumento de defesa, pois formaliza o compromisso do profissional com a qualidade dos serviços prestados.